segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Autonomia


O sentido filosófico da palavra autonomia consiste na capacidade da pessoa tomar suas próprias decisões, com base em sua razão individual.
Uma das maiores características da autonomia filosófica é a criação, e a arte é o melhor exemplo de criação autônoma existente. Pela arte podemos criar nossa visão de mundo, podemos ser nós mesmos e expressar nossos pensamentos.
Escrever um texto, desenhar, pintar uma tela, criar um boneco de argila, inventar algo, criar uma música e etc. Isto e diversas outras coisas podem ser feitas. E nesse momentos temos o controle de nossa consciência. Criando algo mostramos aonde somos diferentes de cada pessoa, cada um possui seu próprio pensamento e através da arte podemos tirar ele de dentro de nossas cabeças e representá-lo em um papel, em uma tela, em uma canção ou até mesmo em um brinquedo inventado.
Existe um risco de as criações autônomas tornarem-se reprodutivas e repetitivas. Quando se repete algo, deixa de ser autônomo. E isto é uma coisa que as pessoas fazem muito.
Fora o que todo o sistema nos impõe de ser padronizado: nos dizem o que vestir, o que comer, o que beber, o que ouvir e etc.
É correto permitirmos que ditem nosso modo de vida?

Necessitamos de mais pessoas autônomas neste mundo...

Um comentário:

  1. Muito bem colocado, necessitamos mesmo. Parabéns pela percepção.

    ResponderExcluir